quarta-feira, 20 de abril de 2011

TOXOPLASMOSE

 Após exibição de uma novela global, onde uma personagem grávida, dizia que não poderia tocar nogato pois este poderia transmitir toxoplasmose, o assunto passou a ser muito comentado e com isso gerou muitas dúvidas, o que é mito e o que é verdade?
Qual a participação do gato na transmissão e infecção da toxoplasmose?
Pra começar vamos entender a doença. A Toxoplasmose é uma doença infecciosa provocada pelo protozoário Toxoplasma gondi, este infecta, principalmente células musculares e nervosas de animais endodérmicos como por exemplo cabras, bois, suínos, cães, gatos, ratos e aves.
O papel do gato na doença, é que ele é o hospedeiro definitivo da doença, mesmo não apresentando sinais. Somente eles podem liberar oocistos nas fezes, estes oocistos para se tornar contaminantes precisam esporular no ambiente, isso ocorre entre 1 a 5 dias, dependendo da umidade e temperatura do ambiente. Vale lembrar que essa liberação de oocistos ocorre durante 15 dias e apenas uma vez na vida do animal, isso porque após serem infectados pela primeira vez, os gatos desenvolvem imunidade, e numa nova contaminação não vão eliminar mais oocistos.
E como o homem pode ser infectado?
Esta pode ocorrer através da ingestão de carne crua e mal passada, pois na musculatura dos animais, que são os hospedeiros intermediários, encontramos os cistos infectantes, assim como no leite in natura, aquele que não é pausterizado.
A outra forma é pela ingestão de vegetais, legumes e frutas contaminadas pelos oocistos liberados nas fezes dos gatos ou água em locais sem saneamento básico.
E por último a contaminação transplacentária, onde a mãe transmite pela placenta a toxoplasmose, podendo ocorrer aborto ou má formação fetal.
E como podemos evitar a contaminação? Existe prevenção?
Sim, existe. A melhor prevenção é evitar a ingestão de alimentos crus ou mal passados.
Sempre antes de ingerir, frutas, legumes e vegetais, fazer a higinene dos alimentos.
Para jardinagem ou para limpeza da caixa de areia dos gatos, usar luvas, pás e sempre lavar muito bem a mão após a manipulação.
Para concluir, percebemos que a possibilidade de transmissão de toxoplasmose do gato pro homem através de caricias, mordeduras ou arranhões é nula. E não há necessidade de se desfazer do seu animal no caso de gravidez, pois simples hábitos de higiene são suficientes para prevenir a infecção.
TENHA UM BOM DIA  !